Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Beato Francisco Palau - 07 de Novembro


Beato Francisco Palau,Confessor

Nasceu em Aytona (Lérida), na Espanha, a 29 de dezembro de 1811. Fez-se carmelita descalço em 1832 e sacerdote em 1836. As desgraças da pátria obrigaram-no a viver exclaustrado e no exílio. Ao regressar à Espanha em 1851 funda, em Barcelona, a “Escola da Virtude”, modelo de ensino catequético. Suprimida a escola e confinado injustamente em Ibiza (1854-1860), vive na solidão do Vedrá, as vicissitudes da Igreja, imerso em seu mistério. Funda, em Baleares, as Congregações de Irmãos e Irmãs Carmelitas (1860-1861). Prega missões populares e estende a devoção mariana por toda parte em que passa. Morre em Tarragona no dia 20 de março de 1872. Foi beatificado por João Paulo II no dia 24 de abril de 1988.


A personalidade extraordinária do carmelita Francisco Palau, com seu zelo ardente e combativo pela causa de Deus e da Igreja, faz lembrar a do profeta Elias, patriarca da família carmelitana. Nascido em Aytona, na Catalunha, Francisco Palau professou solenemente, aos 21 anos de idade, no convento carmelita de Barcelona. Ordenado sacerdote, apoiou com suas pregações os carlistas, então em guerra civil contra os monárquicos liberais.
Possuía um particular discernimento do papel desempenhado pelo demônio no mundo, e empenhou-se para que a Igreja ampliasse o uso do exorcismo como arma espiritual adequada às necessidades dos fiéis. Em conseqüência de suas opiniões religiosas e políticas, foi perseguido e exilado. Fundou duas congregações religiosas femininas - a das Carmelitas Missionárias e a das Carmelitas Missionárias Teresianas - e duas masculinas, que vieram a se extinguir: a dos Irmãos Carmelitas do Ensino e a dos Irmãos Carmelitas Terciários. Em 1868, em meio a uma tempestade anticristã e anticlerical, deu início à publicação de "El Ermitaño ", semanário religioso, político e literário. Nesse órgão divulgava, acerca do futuro da Igreja e das várias nações européias, análises e previsões de impressionante agudez de espírito.

Deixe aqui o seu Comentário