Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 15 de maio de 2016

Santo Tomás de Aquino e os Dons do Espírito Santo

Santo Tomás de Aquino
 Francesco Solimena, 
Basilica of San Dominico Maggiore - Napoles, Itália.

Sua Vida, Suas Obras...Ler Mais

"Santo Tomás ensina que os dons do Espírito Santo nos são dados como auxílio das virtudes. A expressão é muito profunda: os dons são-nos dados para ajudaras virtudes. 

Portanto, não para as substituir; isto quer dizer que a alma deve fazer da sua parte tudo o que puder, aplicando-se seriamente ao exercício das virtudes, e então o Espírito Santo, mediante os dons, completará aquilo que a alma não pode fazer. Por conseguinte, a primeira atitude prática que a alma deve tomar, a fim de que o Espírito Santo Se digne pôr em ato os Seus dons, é pôr-se pelos seus esforços, a caminho da santidade. Toda a tradição católica põe como ponto de partida esta atividade e aplicação pessoal, porque 'se a alma busca a Deus, muito mais a busca o seu amado... e fá-la correr para Ele (S. João da Cruz). 


E a alma procura a Deus através do exercício assíduo das virtudes que, embora não seja suficiente para a conduzir à meta, é porém necessário para demonstrar ao Senhor a sua boa vontade. Como o marinheiro que deseja chegar ao porto não espera, põe-se a remar com vigor, assim a alma que deseja encontrar o Senhor, enquanto espera que Ele a atraia a Si, não se abandona ao ócio, mas aplica-se com vigor a procurá-Lo com as suas iniciativas pessoais: são esforços para vencer os próprios defeitos, para se desprender das criaturas, para praticar as virtudes, para se aplicar ao recolhimento interior, etc.. 


E nestes esforços o Espirito Santo inserirá a Sua ação pondo em ato os Seus dons. Vemos assim como é errada a atitude de certas almas que permanecem demasiado passivas na sua vida espiritual, não tomando suficientes iniciativas pessoais para avançar no bem, para ir ao encontro de Deus. Estas almas perdem o seu tempo e expõem-se a fáceis ilusões. Sobretudo no começo da vida espiritual é necessário pôr-se ativamente à obra, pois só assim podemos contar com o socorro do Espírito Santo." 

(P. Gabriel de Sta. M. Madalena, O.C.D. INTIMIDADE DIVINA). 


Para adquirir essa obra clique 
AQUI

tag : Santo Tomás de Aquino


Confira as Plubicações do Flos Carmeli

http://flordocarmelopubicacoes.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Deixe aqui o seu Comentário